01 dezembro 2013

Livro x Filme: Jogos Vorazes

Jogos Vorazes : Foto Jennifer Lawrence, Stanley Tucci
Olá! Desculpem por não estar entrando frequentemente, mas estou fazendo as últimas provas do ano então não estou tendo muito tempo para muita coisa. 
Esses dias eu peguei Jogos Vorazes para ler, sem muito compromisso, só porque eu estava curiosa, eu já tinha visto o filme e gostei muito. 
E depois que comecei a ler, não consegui mais parar! Eu terminei de ler em menos de uma semana, é muito bom. Vou contar para vocês...

 Livro 


Estrelas: 5
Páginas: 397
Editora: Rocco

Sinopse: Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Jogos Vorazes é narrado pela personagem principal, Katniss. Ela é uma menina de 16 que vive nas péssimas condições do distrito 12. Ela vive com a sua mãe e a irmã de 12 anos. Esse é o primeiro ano em que o nome da Irmã aparece no sorteio da colheita. E é por isso que é quase impossível que ela seja sorteada. 


"Você se torna elegível para a colheita no dia em que completa doze anos. Nesse ano, seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante até você atingir a idade de dezoito anos, o último ano elegível, quando seu nome aparece sete vezes no sorteio."

Mas o inesperado acontece: O nome Primrose Everdeen é sorteado. Katniss, desesperada, se oferece como tributo no lugar da irmã, pois sabe que esta não teria a menor chance de vencer. Assim, Katniss Everdeen e Peeta Mellark são escolhidos para representarem o distrito 12 nos Jogos Vorazes.
Ao entrar no trem para a Capital, Katniss fica impressionada em como tudo é diferente: Móveis novos em folha, tecnologias avançadas, e o mais importante, comida sobrando.

Ao chegarem na Capital, o primeiro evento que ocorre é o desfile. Em que os tributos são apresentados pela primeira vez ao povo e aos patrocinadores.



De primeira, o casal já causa ótima impressão em todos. Eles entram de mãos dadas e "pegando fogo". Roupas excelentes criadas pelo seu estilista Cinna. 
O próximo evento é a entrevista, em que conseguem causar melhor impressão. Lembrando que a boa impressão é essencial para garantir patrocinadores.

Depois de todos os eventos e treinamentos, eles entram na arena para competirem. De início, acontece o banho de sangue na Cornucópia, onde vários tributos lutam para conseguir algum suprimento. Katniss consegue pegar uma mochila laranja, o que não é pouco, pois qualquer pequeno objeto pode ser útil se você estiver à beira da morte.

Katniss passa semanas sozinha, sobrevivendo caçando e achando rios, dormindo em árvores, até que encontra Rue, com quem passa pouco tempo, e depois, finalmente, encontra Peeta e os dois ficam juntos tentando sobreviver (apesar de muita dificuldade).



Filme

Sinopse: Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Eu assisti o filme pela terceira vez para relembrar e, desta vez, prestar atenção nos detalhes. E eu posso confirmar que o filme é muito leal ao livro. E eu amo quando eles não mudam ou colocam coisas que nunca aconteceram (cof cof, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, cof cof).

Enfim, basicamente, tudo o que eu falei sobre o livro, acontece no filme. Então não é preciso falar muito. A história não foi alterada, só alguns fatos foram cortados. E o que eu achei diferente foi que, no filme, Katniss consegue se virar muito bem muito rapidamente. No livro, ela sofre muito mais. E sem contar que no livro ela não faz nenhum arco e flecha, no filme ela improvisa um.

Vejam o trailer do filme:

6 comentários:

  1. Olá!
    Recebi seu recado no skoob e vim visitar! Adorei o blog, continue assim :)
    Estou seguindo, segue de volta?
    Beijos! -Aninha

    P.s: amo jogos vorazes!

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Aninha! Também segui seu blog :)
      Volte sempre!

      P.s.: Também adoro hahahaha

      Excluir
  2. eu adorei o livro Jogos Vorazes e quando eu vi o filme eu gostei tbm.. Faltam um detalhes do livro, claro, mas até que o filme é bem fiel, eu achei..

    Beijocas, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei o filme fiel, e, é verdade, faltam alguns detalhes, mas nem sempre dá pra colocar tudo né??

      Beijos Anna!

      Excluir
  3. Olá, indiquei seu blog para uma tag, espero que goste.

    http://pag394.blogspot.com.br/2013/12/tag-arco-iris.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela indicação Carol, mas infelizmente eu já fiz essa tag.. Mesmo assim, obrigada de novo <3

      Volte sempre!

      Excluir