03 fevereiro 2014

Livro x Filme: Em Chamas

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson
Ontem eu terminei de ler o livro e assistir o filme Em Chamas e, mais uma vez, não me decepcionei. Nem com o filme, nem com o livro.

Livro

Estrelas: 5
Páginas: 413
Editora: Rocco

Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

No segundo livro da saga, Katniss e Peeta estão vivendo na Aldeia dos Vitoriosos. No ano anterior eles venceram a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes, mas ao invés de terem uma vida repleta de paz para o resto de suas vidas, eles recebem a notícia de que terão de lutar novamente. 

Porém, dessa vez, será muito mais difícil: o presidente Snow decidiu que a septuagésima quinta edição dos Jogos Vorazes, uma edição de Massacre Quaternário que acontece a cada vinte e cinco anos, terão os jogadores sorteados dentre os vitoriosos de cada distrito.

"No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos."
Página 187

Então é isso. Katniss e Peeta voltarão à arena. E agora só um sairá de lá com vida. 

Ao lado de seu mentor Haymitch, os amantes desafortunados do distrito 12 treinam todos os dias para conseguir uma boa forma física, afinal, eles não estarão na arena com crianças inexperientes. Estarão com verdadeiros assassinos que já conseguiram vencer outras edições. 

Bom, é o suficiente.

Filme

Sinopse: A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.


Eu quero começar falando que eu admiro muito toda a produção e quem está envolvido nos filmes da saga até agora, porque ambos são praticamente idênticos aos livros. E eu acho isso muito importante. Principalmente pra quem é fã, é muito importante assistir as cenas que ele leu e imaginou como fosse. 

É isso, o livro é totalmente fiel ao filme, nada é alterado, apenas cortado. E eu só quero colocar o detalhe que fiquei triste por não ter aparecido as personagens Bonnie e Twill, do distrito 8 e, consequentemente, não ter aparecido a cena em que Katniss tem que pular a cerca eletrificada. 

Um ponto positivíssimo para mim foi a arena. No livro, eu fiquei muito enrolada na hora de imaginá-la, e o filme mostrou um cenário perfeito.

E eu finalizo o post com o trailer do filme:

6 comentários:

  1. Olá Luisa,
    Tive quase a mesma impressão que você, mas, eu conseguia imaginar a arena e todos os personagens enquanto lia o livro e, confesso, que algumas coisas no filme me decepcionaram um pouco. Achei o filme muito, muito fiel ao livro comparado à outros, maaas, tiveram algumas 'falhas'.
    Só que essa trilogia, no começo super empolgante, me decepcionou um pouco com o último livro: A Esperança, achei o final jogado e não esperava que fosse terminar dessa forma. Outro ponto que a Collins poderia ter evitado é o Gale, ele não acrescenta e nem retira nada da vida da Katniss, é como se ele fosse jogado lá só para atrapalhar o amor entre ela e o Peeta...
    Suas colocações estão ótimas.
    Beijos!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho o Gale desnecessário! E eu fico angustiada cada vez que a Katniss demonstra ter algum sentimento por ele. Eu ainda não li A Esperança, mas eu espero não me decepcionar.
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  2. Priiiima to começando a ler o Em Chamas hoje e terminei hoje os jogos vorazes. Espero que seja bom como o primeiro *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim!! Mas eu fiquei com raiva de tanto grude da Katniss com o Gale, caraca que chatos kkkkkk Mas você vai gostar =)

      Excluir
  3. Que bom quando o livro é fiel ao livro, mas eu quero ler o livro antes de assistir o filme *-*

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz isso, prefiro sempre ler primeiro e depois ver o filme.

      Beijoss!!

      Excluir