13 fevereiro 2015

Cidades de Papel


Estrelas: 4
Páginas: 361
Editora: Intrínseca

Este livro eu ganhei de aniversário da minha mãe. Eu queria ler antes que lançasse o filme e estava todo mundo falando bem dele. Apesar de não ter conseguido ser melhor do que Quem é Você, Alasca?, eu gostei muito. 

Quentin é apaixonado pela sua vizinha da frente, Margo Roth Spiegelman desde que eles eram crianças. Eles saiam sempre juntos e se divertiam, até que o tempo fez com que eles se separassem. Anos depois, no colegial, Margo se tornou a menina mais popular da escola e Quentin é apenas um aluno comum que anda com seus dois melhores amigos, Ben e Radar.

"Quando descobria que Margo estava prestes a chegar eu sempre ficava muito nervoso, pois ela era a criatura mais fantasticamente linda que Deus já havia criado." Página 12

Em uma noite qualquer, no final do ano letivo, Margo surge na janela de Quentin, vestida como um ninja e o pede para ajudá-la em uma missão. Depois de alguns minutos de resistência, ele aceita e eles saem de carro por Orlando, passando alguns trotes.

"...para mim o prazer não estava no planejamento ou na execução ou na saída; o prazer estava em ver nossos fios se cruzarem e se separarem, e depois se tocarem de novo" Página 91

Na manhã seguinte, Margo não aparece na escola e todos percebem que ela fugiu (o que não ocorreu pela primeira vez) e, por ser maior de idade e ter livre arbítrio, os policiais não podem fazer muita coisa.

Quentin percebe que, antes de partir, Margo deixou pistas para que ele a encontrasse. Com isso, ele e seus melhores amigos passam dias pesquisando sobre as pistas até que, no dia da formatura, eles finalmente chegam a um consenso. 

"...os seres humanos carecem de bons espelhos. É muito difícil para qualquer um mostrar a nós como somos de fato, e é muito difícil para nós mostrarmos aos outros o que sentimos." Página 227

Nos livros de Green eu sempre percebo semelhanças, acho os personagens muito parecidos, como se fossem sempre os mesmos, mas com nomes diferentes e vivendo outras histórias. Os livros dele sempre me fazem rir até chorar e, ao mesmo tempo, me emocionam. 

Eu tive raiva, pena, inveja e carinho por Margo Roth Spiegelman. Ela é uma menina com uma personalidade forte. Pode parecer uma flor e, de repente, um dragão. Me lembrou Alasca.

"Nada acontece como a gente acha que vai acontecer." Página 354


"...rachaduras em todos nós. Como se cada um tivesse começado como um navio inteiramente à prova d'água. Mas as coisas vão acontecendo... as pessoas se vão, ou deixam de nos amar, ou não nos entendem, ou nós não as entendemos... e nós perdemos, erramos, magoamos uns aos outros. E então, quando o navio racha, o final é inevitável." Página 358

2 comentários:

  1. Oi Luisa! Concordo com o que você disse sobre os personagens serem todos meio parecidos, mas vivendo histórias diferentes. Traduz exatamente meus pensamentos quando leio livros dele, haha. Ainda assim, gostei de todos até agora, só não me afeiçoe a nenhum tanto quanto A Culpa é das Estrelas... Sobre Cidades de Papel, sempre fui curiosa e, como você, não quero assistir o filme sem ter lido! Sempre me arrependo quando faço isso. Vou tentar conferir o quanto antes, mas confesso não estar esperando muita coisa, sabe? Enfim, adorei sua resenha e a foto no post, ficou um amor. <3

    Beijos, Lis.
    umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lis! Já no meu caso, não consigo me apegar a nenhum tanto como Quem é Você, Alasca?
      Eu estava esperando muito de Cidades de Papel e não foi tudo isso, mas é uma história bem divertida! E é bom ler por causa do filme que vai estrear!

      Adorei o seu comentário, obrigada! Beijos ♥

      Excluir