20 janeiro 2016

Spotlight

Spotlight nos traz uma questão delicada e de extrema importância. O enredo nos apresenta jornalistas que trabalham no The Boston Globe. Dentro do jornal, existe uma equipe chamada Spotlight que trabalha durante meses investigando casos importantes. Essa foi a vez de investigarem padres que moslestaram crianças e, ao pesquisar e realizar entrevistas, eles descobrem que há muito mais casos do que se imagina e do que foi realmente revelado.

Os jornalistas conseguem entrevistas com vítimas que sofreram abusos quando crianças e as histórias que contam são de partir o coração. A maioria das crianças eram pobres e não recebiam atenção dos pais. Em meio a isso, os padres eram como guias, como figuras de Deus e usaram desse poder para cometer tais crimes.

O mais chamativo de tudo, é o fato de que os crimes haviam sido descobertos, mas nada acontecia aos padres, eles apenas eram transferidos. Além disso, não havia arquivos dos crimes, ou seja, não havia provas de que realmente aconteceram, isso porque era tudo resolvido dentro da igreja de forma informal, não em um tribunal.

O longa é uma história real e os números assustam. O poder que a igreja católica tem sobre a própria justiça fica claro.

Spotlight – Segredos Revelados : Foto Neal Huff

A obra está concorrendo ao grande Oscar de melhor filme. Além disso, ainda pode ganhar em outras categorias: 
Mark Ruffalo, melhor ator coadjuvante  
Rachel McAdams, melhor atriz coadjuvante 
Melhor roteiro original, por Tom McCarthy e Josh Singer
Tom McCarthy, melhor diretor
Tom McArdle, melhor montagem

Curiosidade:
A investigação jornalística retratada em Spotlight, sobre os casos de pedofilia na Igreja, realmente aconteceu no começo dos anos 2000, levando o grupo de jornalistas do Boston Globe a vencer o Prêmio Pulitzer. (Fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário