13 março 2018

O Lobo Atrás da Porta



Escrito e dirigido por Fernando Coimbra, O Lobo Atrás da Porta nos traz a história do sequestro de uma criança cuja mãe, ao chegar na creche para buscá-la, descobre que a filha já havia sido buscada por uma suposta vizinha. A partir daí, a trama nos guia até a delegacia, onde se passa todo o tempo presente e permanecemos até o final. É lá que descobrimos a existência de uma relação extraconjugal entre Bernardo (Milhem Cortaz), pai da menina, e Rosa (Leandra Leal), que se torna a principal suspeita após acusação do amante.

Com um tom sombrio e misterioso, o longa nos apresenta, por meio de flashbacks, o decorrer do frágil e conturbado relacionamento do casal, que começa como um romance jovial e se torna em algo extremamente abusivo e desumano.

Ambientado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o filme de 2014 possui uma estética obscura e bem cuidada, carregada de suspense e com sutis alívios cômicos, como a participação de Thalita Carauta, que interpreta de forma natural e convincente.

A excelente fotografia sempre nos lembra do título da obra, realizando enquadramentos onde os protagonistas se encontram atrás de portas ou grades, sendo capaz até mesmo de levar o expectador à dúvida de quem é o "lobo" ao qual o título se refere.

Vale ressaltar a atuação impecável de Leandra Leal, que sustenta sem dificuldade uma personagem problemática e carente (o que fica claro ser em razão de sua relação familiar, onde o pai não se comunica e há um evidente problema com álcool). A protagonista passa por uma intensa transformação, onde vemos uma mulher ingênua e despreocupada se transformar em alguém obsessiva e determinada. O motivo dessa transformação se dá ao desgaste e irreversível lesão causada pelo personagem de Cortaz, o que coloca o público em uma situação desconfortável, pois este entende seus motivos e sente pena da mulher, apesar do desfecho.

Sendo ganhador de diversos prêmios, O Lobo Atrás da Porta é mais um filme que nos lembra da capacidade do Cinema Brasileiro de entregar uma obra visceral, que trata de assuntos sérios e delicados e que manterá o espectador refletindo sobre as questões abordadas um bom tempo após os créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário