08 janeiro 2016

As Sufragistas


O movimento pelo sufrágio feminino é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (o direito de votar) às mulheres. Participam do sufrágio feminino, mulheres ou homens, denominados sufragistas.

Ainda em cartaz, As Sufragistas é um filme forte e intenso que se passa no século XX, em Londres. A história tem como protagonista Maud Watts (Carey Mulligan), uma mulher simples, com marido e um filho. Maud trabalha em uma fábrica desde sua infância. Certo dia, Violet Miller (Anne-Marie Duff) começa a trabalhar na fábrica e chama Watts para se juntar ao movimento de voto para as mulheres, em que ocorrem reuniões e rebeliões. Maud mostra receio em relação ao assunto, por medo e por sua família. Entretanto, sem ter diretamente a intenção, a mulher acaba se envolvendo com o movimento, o que gera uma onda de problemas para sua vida. 

Ao longo do filme, assistimos o sofrimento e o empenho e inúmeras mulheres que lutaram para conquistar o direito do voto. Vemos a personagem principal deixar de ser fraca e sensível para se tornar uma mulher corajosa e destemida.

O elenco também conta com a participação de Helena Bonham Carter e a aclamada Maryl Streep  que interpretou Emmeline Pankhurst, uma das fundadoras do movimento sufragista britânico.


E como participante do movimento das sufragistas, não se pode esquecer da que foi, provavelmente, a mais importante: Emily Wilding Davison, interpretada por Natalie Press. É ela quem faz o movimento ser reconhecido em todo o mundo e, a partir disso, o voto ser concedido às mulheres.


Para quem quer saber mais sobre o assunto, vale a pena assistir. Me fez refletir e pensar como sou privilegiada graças a essas mulheres que tanto sofreram para que a justiça fosse feita.

4 comentários: