07 março 2016

O Quarto de Jack

O Quarto de Jack : Foto Brie Larson, Jacob Tremblay
Filme que permitiu Brie Larson ganhar seu primeiro Oscar de melhor atriz, O Quarto de Jack é intenso e te prende até o fim.

É a história de Joy (Brie Larson) que, aos 17 anos, foi sequestrada e mantida dentro de um galpão durante sete anos. Nesse meio tempo, seu sequestrador, que sempre ia estuprá-la, a engravidou. Conhecemos, então, Jack (Jacob Tremblay) que, aos seus cinco anos, acredita que o mundo todo é aquele galpão, e as únicas pessoas nele são ele, sua mãe, e "Nick", o sequestrador, quem o garoto acredita ser um homem que os ajuda, sempre levando comida e mantimentos.

Após Jack completar cinco anos, Joy tenta explicar o que realmente está acontecendo. Primeiro, o garoto reage de uma péssima maneira, deixando Joy ainda mais desesperada. Entretanto, com o passar dos dias, Jack se mostra intrigado e começa a demonstrar interesse, fazendo perguntas sobre o mundo lá fora. Quando o menino parece compreender um pouco da realidade, os dois preparam uma estratégia para fugir do lugar.

Agora, pela primeira vez fora de um cubículo, Jack precisa aprender a se relacionar com outras pessoas e descobrir o mundo.

Apesar de tratar sobre assuntos fortes como sequestro e estupro, o foco do filme é no relacionamento entre mãe e filho. Assistimos Joy, que era apenas uma adolescente ingênua, se transformar, à força, em uma mulher extremamente forte. Acompanhamos a confusão dentro da mente de Jack, e entendemos o quando ele é ligado à mãe e tem medo de qualquer um que não seja ela.

Um filme que merece ser assistido.

2 comentários:

  1. Belo filme. O nome do sequestrador, que não é sabido nem da mae nem do menino, é de um personagem que o Jack viu na tv certa vez. Era, como ele diz, "alguém que vinha de noite e tinha chifres e uma barbicha". Como a mãe só se referia como "ele", o menino passou a chama-lo do nome que viu na tv, do tal "velho nick", que no inglês significa "o diabo", em referência a um nome usado na idade média para o mesmo. Um abraço

    ResponderExcluir