02 maio 2021

5 filmes incríveis que são adaptações da literatura


O Auto da Compadecida (2000)

Não sei, só sei que foi assim! Nosso querido filme que imortalizou João Grilo e Chicó ficou tão famoso que nem todo mundo sabe que na verdade ele é uma adaptação de um auto (uma composição literária teatral) de Ariano Suassuna, escrito em 1955.

Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

O livro absolutamente impecável de José Saramago foi adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles (o mesmo de Cidade de Deus). O longa traduziu tão bem a atmosfera desesperadora e precária do ambiente vivido, que Saramago até chorou de emoção quando viu no cinema (um fofo).

Onde os fracos não tem vez (2007)

O merecido vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2008 (e mais um monte de prêmios) foi dirigido pelos irmãos Coen e é uma trama adapatada do livro "No Country for Old Men" de Cormac McCarthy. O filme traz Javier Bardem em um papel inesquecível, entregando de forma excelente a interpretação do psicopata Anton Chigurh.

Macunaíma (1969)

Alguns viram na escola, outros ainda não viram, mas é pouco provável não se divertir ao assistir a história do anti-herói Macunaíma, criado por Mário de Andrade lá em 1928. O filme do final do Cinema Novo é de Joaquim Pedro de Andrade, um de nossos maiores diretores, e o eterno Grande Otelo dá vida ao protagonista nesse logna cheio de cores e acontecimentos doidos!

Quem quer ser um milionário (2008)

"Q&A" ou, em português, "Sua resposta vale um bilhão" é o nome do livro escrito pelo romancista e diplomata indiano Vikas Swarup e que deu origem ao ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2009. O filme mostra a realidade dura da vida na Índia, mas com elementos esperançosos de uma história sobre destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário